Protótipo - Funcionalidades

6.5.16 - 5:22:00 AM

INTRODUÇÃO
Eu já tinha alguma experiência em desenvolvimento para Android utilizando o Android Studio e sabia alguma de suas limitações, como o grande uso de memória. Além disso, eu também estava interessado em desenvolver para iOS, o que nunca tinha feito, e acabou pesando para a escolha do Xamarin como plataforma de desenvolvimento.

No entanto, após algumas tentativas de projetos e pesquisas, percebi junto a equipe que desenvolver para iOS seria bastante complicado pela falta de um aparelho para fazer um debug mais preciso e pelo o tempo que seria gasto pesquisando como trabalhar com as especificações dele.

Decidido isso, passei a buscar apenas por soluções que utilizassem o xamarin.android, não o xamarin.forms (que é o utilizado para fazer aplicações multiplataformas).

Os testes foram feitos nas resoluções do Samsung Galaxy S4 e do Google Nexus 5 e nas APIs de nível 19 e 22 para testar como aparelhos relativamente parecidos, mas com Android de tempos diferentes se comportariam.

PRIMEIRO PROTÓTIPO
De início eu segui alguns tutorias bem simples de mudança de tela e criação de layouts para me adequar melhor à ferramenta. Após isso comecei a estudar qual seria a melhor forma para escrever o nosso conteúdo no aplicativo. Na introdução do aplicativo, por exemplo, procurei ver como adaptar a nossa possível UI para obter um equilíbrio na parte de desenvolvimento de lógica e de design. A parte mais interessante foi fazer os passos da apresentação, pois procurei usar só uma tela e mudar os elementos dela dinamicamente. Para o perfil que vem logo após usei apenas uma image de place holder, porque pretendia deixa a criação de uma interface mais elaborada para um protótipo futuro, quando já estivesse totalmente a par das funcionalidades do Xamarin.

01.png02.png



SEGUNDO PROTÓTIPO
O protótipo seguinte já se mostrou um desafio maior. A princípio ele seria apenas um estudo de como seria implementada função de busca por disciplinas, mas também quis testar logo o desenvolvimento da UI nem que fosse de uma forma mais bruta. Então utilizei as cores e o layout de um protótipo de mockups diferente do meu primeiro protótipo para testar como seria a criação de um arquivo de xml diferente. A primeira tela, com os semestres lado a lado foi tranquila. Passei a utilizar a propriedade de pesos dos elementos no xml para fazer uma simetria bem apresentável.

05.png

O passo seguinte foi bem trabalhoso, visto que ainda não tina trabalhado com edição de ListView, mas creio que tenha sido bem útil para pela aprendizagem que será aplicada diretamente no aplicativo.

Quando aplicava um ListView padrão o desenho da página quebrava com frequência, além da fonte, que deveria ser preta, se torna branca. Depois de muita pesquisa achei essa série de vídeos que explica que explica bem essa funcionalidade e, da qual, eu pude me inspirar para fazer minha própria lógica.

Deixei os botões da lista de disciplina sem animação original, o que ainda estudarei como desenvolver. Contudo, se o usuário clicar em uma disciplina que deve ser preenchida (eletiva ou optativa), ele é redirecionado para a tela de busca.

06.png

Logo após isso veio a funcionalidade de autocomplete (o objetivo original desse protótipo). O problema é que a barra automática onde os resultados da busca são mostrados apresentava fonte e fundos brancos, o que me fez gastar mais tempo pesquisando, só que dessa vez não obtive tanto sucesso. Foram encontrados algumas soluções, mas todas em java e a conversão delas para o C# foram bem problemáticas.

Como medida provisória troquei apenas o tema do aplicativo para a atividade em questão. Posto isso, alguns estudos serão feitos para fazer essa funcionalidade de uma maneira mais elegante, pois na forma atual algumas APIs não puderam contar com o tema mais atual.

No primeiro exemplo é o do Samsung com API 19 e logo após o do Google Nexus com API 22:







You Might Also Like

0 comentários